Exemplos de ensino jurídico participativo - Escola de Direito de S. Paulo - FGV

Nesta série de 12 vídeos diversos professores da DIREITO SP compartilham valiosas reflexões e relatam experiências práticas de ensino participativo. A DIREITO SP acredita que essas metodologias participativas são alternativas ao ensino jurídico tradicional, resultando em iniciativas de renovação e formação de uma rede de compartilhamento de boas práticas de ensino e de materiais didáticos.
Fonte: Escola de Direito de S. Paulo da FGV


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    01/10/2012
    Neste vídeo, o professor André Rodrigues Corrêa discute a condução da dinâmica em sala de aula, os pressupostos de escolha metodológica e o processo de avaliação, expondo as vantagens do ensino jurídico participativo, a vinculação dos alunos e o reflexo no rendimento, bem como a mudança na postura do professor e consequente formação do aluno.

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    01/10/2012
    O professor Carlos Ari Sundfeld aborda nesta entrevista a visão prática do ensino do Direito, com ênfase na disciplina de Direito Administrativo, a dinâmica em sala de aula e as técnicas de ensino participativo, em sua reflexão traz considerações sobre a participação dos alunos, material didático e critérios de avaliação.

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    01/10/2012
    Neste vídeo, o professor Carlos Ari Sundfeld aponta as condições e vantagens do ensino jurídico participativo, assim como a estruturação das aulas e a preparação do professor e do aluno para o momento da discussão em sala de aula.

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    01/10/2012
    Nesta entrevista, o professor Eurico Marcos Diniz de Santi aborda a dinâmica em sala de aula no método de ensino participativo utilizado na disciplina de Direito Tributário, no qual o aluno é o ator principal. Além disso, ele apresenta exemplos concretos para o desenvolvimento de habilidades que vão além do ensino jurídico tradicional, seus desafios e vantagens, o material didático utilizado, a preparação do professor e a percepção dos alunos.

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    01/10/2012
    Neste vídeo, a professora Lie Uema do Carmo explica o que são as Clínicas de Prática Jurídica, bem como a proposta da Clínica de Direito dos Negócios, o método da simulação ou role play empregado nestas aulas e os procedimentos e especificidades do processo de avaliação.
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